Ele há coisas que nos deixam de tal forma embasbacados que ficamos sem reacção. Daí esta reacção tardia...
Foi precisamente assim que fiquei ao ler um título de uma notícia no síto oficial da CMM: "Moita vence Prémio “Cidades de Excelência”.
Mais perplexo fiquei quando vi que afinal aquela comissão organizadora tinha até alguma credibilidade.
A organização era da responsabilidade do jornal «Planeamento e Cidades», do Porto, e cujo júri foi composto por cinco membros de mérito nacional e internacional.
Comecei então a pensar em pegar na bike e delocar-me urgentemente à Moita a fim de averiguar com os meus próprios olhos as obras realizadas no sentido de melhoria de mobilidade e promoção da deslocação ciclável, pedonal e o transporte público, como soluções para a criação de um espaço público urbano qualificado.
Ora bolas... tirando aqueles troços manhosos do mercado até à Fonte da Prata e da antiga pista de bicross até ao Gaio, tirando a praça de taxis do largo e a carreira dos TST constata-se o óbvio: NÂO HÁ NADA DE NOVO QUE JUSTIFIQUE TAL DISTINÇÃO!!!
Moral da história:
Dezasseis concelhos portugueses foram distinguidos pelo jornal «Planeamento e Cidades», na primeira edição dos prémios «Cidades de Excelência».
Estes prémios pretendem «dar a conhecer as melhores práticas para a promoção da qualidade de vida». O primeiro prémio será atribuído às cidades de Esposende, São João da Madeira, Santarém, Penafiel e Torres Vedras. Em parceria de trabalho são também premiadas Moita, Barreiro e Loures.
Já com prémios especiais pela excelência dos seus projectos ficaram Barcelos, Peniche, Matosinhos, Cascais, Estremoz, Porto, Águeda e Bragança. Segundo a informação dada pela organização, as cidades de Esposende, Penafiel, Barcelos, Estremoz, Peniche e Matosinhos, foram distinguidas na categoria de projecto urbano.
Na secção dos planos de pormenor, foram premiados o Plano de Pormenor do Largo do Souto, em São João da Madeira, e o Plano de Pormenor da Reestruturação Urbanística da Quinta do Barão, no concelho de Cascais.
Santarém, Bragança, Águeda e Porto tiveram distinções na área de planeamento estratégico. Já a Câmara Municipal do Barreiro, Moita e Loures foram distinguidas na área de mobilidade. Os trabalhos municipais em Torres Vedras e Barcelos foram reconhecidos na categoria «inovação». Na área de ambiente, Penafiel e São João da Madeira foram as cidades premiadas.
Trata-se portanto do premiar de um trabalho conjunto (género trabalho académico) elaborado pelas Câmaras Municipais de Barreiro, Loures e Moita, com a participação de um conjunto de consultores da Transitec Portugal - Engenheiros Consultores.
Trabalho este que, não obstante a qualidade do estudo, consiste num Manual de Metodologia para a Elaboração de um Plano de Mobilidade Sustentável, e cuja única referência à Moita para além da equipa técnica da CMM é uma referência à impressão digital na Tipografia Belgráfica, Moita.
Estamos perante uma utilização política abusiva e de mau gosto, uma verdadeira tentativa de passar um atestado de ignorância aos munícipes.
Ahh, a candidatura só nos custou 100 Heróis, vá lá!!!