quinta-feira, 23 de julho de 2009

Transportes Municipais, Tentaculares ou Urbanos 2009

Transportes Municipais, Tentaculares ou Urbanos, tornaram-se numa das promessas que mais tem vindo à baila na campanha às Autárquicas 2009 na Moita.


O PS de António Duro parece que volta a reeditar a promessa de há 4 anos atrás, e Joaquim Raminhos do BE afirma que este é um dos défices do município.
Para não falar no PCP que, por voz de Nuno Cavaco, há muito fala na problemática dos transportes públicos no concelho mas sempre a varrer as culpas para os governos PSD ou PS.

Este é sem dúvida um grande problema do concelho, o qual por razões da sua especificidade geográfica carece urgentemente de melhorias de mobilidade de forma a aproximar as freguesias.

O concelho visto como um conjunto de freguesias com dificuldades de mobilidade entre elas, ligadas muitas vezes apenas por estradas (esburacadas) e pelas carreiras dos TST que só se preocupam com a viabilidade financeira do transporte, é um concelho sem uma dinâmica que proporcione um comércio mais forte, mais emprego, estudantes com mais tempo para estudar e praticar desporto.

No fundo existem várias identidades e até rivalidades entre as freguesias, porque as pessoas não se sentem como fazendo parte de um único Concelho, ao contrário do que acontece noutros municípios como o Barreiro e o Montijo.

Agora, nem tudo são rosas... quanto custará esta brincadeira?

Fica aqui o repto aos candidatos, não basta prometer. Escrever um parágrafo no programa eleitoral é fácil. Apresentem-nos um estudo resumido de como se poderá implementar esta rede de transportes municipais e quanto nos custará tanto a implementação como a manutenção ao longo dos anos.

1 comentário:

laranjudo_fprata disse...

Esqueceste-te de mencionar a proposta do PSD das motas de agua, ou jetski.