terça-feira, 13 de outubro de 2009

Desenvolvimento económico de quem?

Uma das medidas do programa eleitoral da CDU para a CMM, no que respeita ao desenvolvimento económico, é a criação de dois novos "pólos de actividades económicas", um na Fonte da Prata e outro junto ao Nó do IC32, os famosos parques empresariais.

Olhemos então com alguma atenção para dois dos últimos parques empresariais criados no concelho, o Parque Empresarial do Pinhal do Forno e o ParkIM, ambos por acaso a cargo da mesma construtora, a MACLE: Empresa inicialmente da área de construção de Edifícios de Habitação e mais recentemente dedicada ao desenvolvimento de grandes projectos urbanísticos.

Não sou contra a construção de parques empresariais no concelho, pelo contrário, agora não nos iludemos com o principal objectivo do executivo da CMM em relação a estes parques empresariais, que é exactamente o mesmo do que em relação à construção de qualquer outro projecto imobiliário, tal como a nova fonte da prata.

Não é apenas com a construção destes parques que se vai promover o desenvolvimento económico do concelho, mas sim o desenvolvimento económico destes promotores como a MACLE.

O desenvolvimento económico do concelho promove-se com o apoio às empresas que já cá estão e àquelas que aqui se pretendam instalar.

Desburocratizando os serviços camarários, promovendo protocolos com as escolas (principalmente as profissionais) promovendo estágios profissionais nessas empresas como contrapartida aos apoios da câmara municipal.

Criando, por exemplo, um gabinete de apoio aos municipes que pretendam constituír empresas, ajudando na elaboração de projectos de candidatura a financiamentos e criando condições especiais de arrendamento de espaços nestes polos empresariais.

Concluindo, não acredito na boa vontade desta medida, pois a experiência diz-me que como não se conseguem vender habitações o foco vai para a venda/aluguer de escritórios para empresas de vão-de-escada, depois se o negócio não der, problema dos empresários (são privados!).

Espero que esteja enganado, espero que haja alguma transparência nestes dois novos pólos, espero que não vão os dois parar à MACLE.

Sem comentários: