terça-feira, 28 de julho de 2009

Quem representa melhor?

Mais uma história mal explicada, de esbanjamento de fundos deste actual executivo camarário CDU na Moita.

Adjudicação directa de 22.000€ à Teatro Extremo de Almada (pelos vistos a companhia de teatro oficial do PCP no distrito) a 7 de Abril.

Anúncio no sítio da CMM de uma peça de teatro infantil "O Tesouro", pela Teatro Extremo, um espectáculo integrado nas comemorações do 35º Aniversário do 25 de Abril, sobe ao palco do Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, no passado dia 19 de Abril.

Pelos vistos esta oferecida pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, que adjudicou nestas mesmas alturas 50.000€ à mesma companhia de teatro para AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS PARA CRIAÇÃO E DIGRESSÃO (26 ESPECTÁCULOS) PELOS 13 CONCELHOS DA REGIÃO DE SETÚBAL DE PEÇA TEATRAL O TESOURO NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DO 35.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL.
E isto tudo passados apenas 6 meses depois da CMM lhes ter adjudicado 6.000€ para outra peça de teatro...
Ou seja, em menos de 6 meses, só pela CMM e pela AMRS este grupo de teatro de Almada, residente da Avanteatro, oficial do regime que impera entre Tejo e Sado, afiambrou pelo menos 78.000€!!! É de facto um negócio rentável, mas no mínimo suspeito...

http://ncane.com/4dk

Cadê a velha ponte do rosárinho?

Já se foi a velha e saudosa ponte do Rosário... aguardamos ansiosamente pela obra eleitoralista de substituição...



Belos mergulhos que a malta mandava ali...

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Coitadinho do Calimero

Luis Nascimento, para os muitos que não conhecem o candidato do PSD à Câmara Municipal da Moita, adopta a estratégia do Calimero.




Em vez de nos brindar com as suas magníficas propostas, tais como encher a zona ribeirinha de discotecas, bares e marisqueiras burguesas, começa agora a atacar em todas as frentes, nos jornalistas, na CDU, no PS... só se safou o Raminhos...


Aqui transcrevo a carta por ele enviada ao jornal Rostos, ao qual sugere a alteração do nome para «Rosto Socialista» :


»Exm. Sr.Director do Jornal "Rostos"

O surgimento do jornal Rostos foi acompanhado por mim com bastante interesse, pois sempre considerei que mais informação seria de grande utilidade para este Distrito.

No entanto, a linha editorial que o jornal Rostos tem seguido desde há uns tempos a esta parte, leva-me a questionar sobre se ele faria falta ou não, ou pelo menos sobre se o seu nome estará correcto, considerando que os veiculos de transmissão dos partidos politicos fazem falta, podemos considerar que o "Rostos" faz falta, deveria somente mudar o seu nome para "O Rosto Socialista".

Publicou ontem à noite (a correr, mal o evento acabou, para ser exacto 30 minutos após o seu encerramento), o jornal por si dirigido, uma larga noticia sobre a apresentação da lista do Partido Socialista à Junta de Freguesia da Moita!
No entanto, o que aconteceu na Moita na sexta-feira foram 3 apresentações de candidaturas à Junta de Freguesia:
1- O PSD, às 17.00 no varino "Boa Viagem", deu uma conferência de imprensa, com cobertura televisiva (surgiu no jornal da meia-noite na SIC-noticias),apresentando a sua candidata Marilia Gonçalves. O espaço escolhido, o barco, forçou a que se trata-se de uma conferência de imprensa só para jornalistas (o barco tem capacidade para 40 pessoas).
2- A CDU,às 19.00 na colectividade Capricho Moitense, com pouco mais de 100 pessoas na sala, apresentou o seu candidato João Miguel.
3- O PS, num jantar no restaurante "A Faena",com 55 pessoas, apresentou o seu candidato João Soeiro!
Noticia no jornal "Rostos" - a apresentação do candidato do PS.

Perante esta atitude, só me resta aconselhar vossa excelência a mudar o nome do seu jornal!"Rosto Socialista", será sem dúvida um nome mais credivel!Se desejar voltar a dar credibilidade ao seu jornal, não hesite em me contactar...

Com os melhores cumprimentos

Luis Nascimento
Candidato do PSD à Presidência da Câmara da Moita»

sábado, 25 de julho de 2009

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Transportes Municipais, Tentaculares ou Urbanos 2009

Transportes Municipais, Tentaculares ou Urbanos, tornaram-se numa das promessas que mais tem vindo à baila na campanha às Autárquicas 2009 na Moita.


O PS de António Duro parece que volta a reeditar a promessa de há 4 anos atrás, e Joaquim Raminhos do BE afirma que este é um dos défices do município.
Para não falar no PCP que, por voz de Nuno Cavaco, há muito fala na problemática dos transportes públicos no concelho mas sempre a varrer as culpas para os governos PSD ou PS.

Este é sem dúvida um grande problema do concelho, o qual por razões da sua especificidade geográfica carece urgentemente de melhorias de mobilidade de forma a aproximar as freguesias.

O concelho visto como um conjunto de freguesias com dificuldades de mobilidade entre elas, ligadas muitas vezes apenas por estradas (esburacadas) e pelas carreiras dos TST que só se preocupam com a viabilidade financeira do transporte, é um concelho sem uma dinâmica que proporcione um comércio mais forte, mais emprego, estudantes com mais tempo para estudar e praticar desporto.

No fundo existem várias identidades e até rivalidades entre as freguesias, porque as pessoas não se sentem como fazendo parte de um único Concelho, ao contrário do que acontece noutros municípios como o Barreiro e o Montijo.

Agora, nem tudo são rosas... quanto custará esta brincadeira?

Fica aqui o repto aos candidatos, não basta prometer. Escrever um parágrafo no programa eleitoral é fácil. Apresentem-nos um estudo resumido de como se poderá implementar esta rede de transportes municipais e quanto nos custará tanto a implementação como a manutenção ao longo dos anos.

domingo, 5 de julho de 2009

Xutos e Pontapés no Montijo

Decorreu ontem no Montijo mais um espectáculo dos sempre genuínos Xutos.

Confesso que os Xutos têm para mim um significado diferente de outra qualquer banda. Nunca consegui explicar bem este sentimento, mesmo reconhecendo que do ponto de vista musical não são perfeitos, transportam uma mística inexplicável.
São aquela banda capaz de fazer o punk beber copos com o dread, o heavy com o beto, o comuna com o pipi do CDS/PP... bem... também não exageremos!



Aqui fica um cheirinho deste concerto de beneficência, o qual teve o nobre objectivo de angariar fundos para equipar o posto médico da Escola Secundária Jorge Peixinho do Montijo, afim de evitar que se repitam casos trágicos como o do jovem João Rui, caso esse que originou este movimento.



quinta-feira, 2 de julho de 2009

Confirmada a presença de Manuel Pinho nas Festas da Moita... só não se sabe ainda em que largada...

Não se percebe porquê toda a dimensão dada ao gesto do Ex-Ministro Manuel Pinho, afinal de contas só queria dizer à bancada do PCP que iria estar presente nas Festas da Moita em Setembro. Ficámos sem saber se numa largada ou corrida...



Depois do Manuelito ter finalmente conseguido assumir algum destaque com as recentes boas prestações tanto na entrevista ao Negócios da Semana da SIC Notícias na passada quarta-feira bem como a própria prestação no último Especial sobre Turismo de Fátima Campos Ferreira, gravado nas profundezas da Mina de Sal em Loulé, eis que surge mais uma farpa espetada numa tourada que não pára de surpreender o público.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Câmara da Moita estoira 45.800,00€ em boletins municipais


Data de 11 de Março deste ano, um ajuste directo à Tipografia Belgráfica, Lda de Alhos-Vedros/Moita, de um valor de 45.800,00€ para Impressão de Agendas e Boletins Municipais.

Não ponho em causa os motivos do ajuste directo, até porque se trata de uma PME da região, e que emprega um número considerável de pessoas, no entanto quando todos se queixam da crise e da falta de verbas para fazer obra, eis um exemplo de um gasto completamente desnecessário que poderia ter sido muito mais bem empregue em pequenas obras no Concelho em vez de se continuar a gastar balúrdios em publicidades inúteis.

Assim não vamos lá!!!

B.I. (in GRAFOPEL newsletter de 2006, poderá por isso estar desactualizado)

A Tipografia Belgráfica é uma empresa familiar, com 17 funcionários, dirigida por Vitor e Preciosa Rodrigues e pelos seus dois filhos Vitor e Paulo Rodrigues.

Esta gráfica iniciou a sua actividade em 1959, ano em que Vitor Rodrigues começou a aprendizagem do ofício como empregado, saindo mais tarde para trabalhar em outras gráficas lisboetas de renome, onde chegou a desempenhar funções de chefe de impressão. Em 1981 voltou para o Barreiro, onde nasceu, e adquiriu a Tipográfica Belgráfica, onde foi aprendiz.

Actualmente com instalações próprias, no seu parque de máquinas constam equipamentos como uma Heidelberg Speedmaster SM 74-4+L, um CtP Topsetter 74, uma MO, uma KORD e a sua mais recente aquisição: uma Heidelberg Stitchmaster ST100.

A Belgráfica sempre actualizada com novas tecnologias oferece aos seus clientes soluções completas pois dispõe de todos os processos produtivos, desde a pré-impressão ao acabamento, produzindo essencialmente brochuras, livros e revistas.

terça-feira, 30 de junho de 2009

XIII Feira dos Cavalos da Moita

A grande Festa do Cavalo volta a animar a vila da Moita entre 9 e 12 de Julho. Anualmente, milhares (e até centenas) de visitantes rumam à Moita para participar ou assistir ao conhecido certame que tem como principal propósito divulgar e preservar as tradições ligadas ao cavalo e à actividade equestre.



Polémicas à parte, apesar de na minha opinião achar que provas de hipismo pouco têm a ver com a Vila da Moita e quase nada a ver com o Concelho da Moita, acho que até é um evento que dá alguma notoriedade à Vila.

Parece-me no entanto que a duração de 4 dias é excessiva e o evento merecia pelo menos um sítio oficial, tal como as "concorrentes" Feiras da Golegã (http://www.horsefairlusitano.org) e de Ponte de Lima (http://www.feiradocavalo.com).

segunda-feira, 29 de junho de 2009

A mim nunca me enganaram!!!

Exame à próstata em pleno jogo de rugby



Agora que existe na Moita um clube de Rugby, aqui fica o nosso tributo.

http://www.rugbyviladamoita.com/

Agrupamento Musical Lauro Palma


"Vou pôr a minha Famel no Paris Dakar"... Muito bom!!!

Não são de cá mas têm bastante qualidade.
Bandas da região: Notifiquem-nos quando tiverem notícias que teremos todo o gosto em dar opinião e publicitar o vosso trabalho.

E quando a qualidade de vida é medida por um trabalho académico?

Ele há coisas que nos deixam de tal forma embasbacados que ficamos sem reacção. Daí esta reacção tardia...
Foi precisamente assim que fiquei ao ler um título de uma notícia no síto oficial da CMM: "Moita vence Prémio “Cidades de Excelência”.

Mais perplexo fiquei quando vi que afinal aquela comissão organizadora tinha até alguma credibilidade.
A organização era da responsabilidade do jornal «Planeamento e Cidades», do Porto, e cujo júri foi composto por cinco membros de mérito nacional e internacional.

Comecei então a pensar em pegar na bike e delocar-me urgentemente à Moita a fim de averiguar com os meus próprios olhos as obras realizadas no sentido de melhoria de mobilidade e promoção da deslocação ciclável, pedonal e o transporte público, como soluções para a criação de um espaço público urbano qualificado.
Ora bolas... tirando aqueles troços manhosos do mercado até à Fonte da Prata e da antiga pista de bicross até ao Gaio, tirando a praça de taxis do largo e a carreira dos TST constata-se o óbvio: NÂO HÁ NADA DE NOVO QUE JUSTIFIQUE TAL DISTINÇÃO!!!

Moral da história:

Dezasseis concelhos portugueses foram distinguidos pelo jornal «Planeamento e Cidades», na primeira edição dos prémios «Cidades de Excelência».

Estes prémios pretendem «dar a conhecer as melhores práticas para a promoção da qualidade de vida». O primeiro prémio será atribuído às cidades de Esposende, São João da Madeira, Santarém, Penafiel e Torres Vedras. Em parceria de trabalho são também premiadas Moita, Barreiro e Loures.

Já com prémios especiais pela excelência dos seus projectos ficaram Barcelos, Peniche, Matosinhos, Cascais, Estremoz, Porto, Águeda e Bragança. Segundo a informação dada pela organização, as cidades de Esposende, Penafiel, Barcelos, Estremoz, Peniche e Matosinhos, foram distinguidas na categoria de projecto urbano.

Na secção dos planos de pormenor, foram premiados o Plano de Pormenor do Largo do Souto, em São João da Madeira, e o Plano de Pormenor da Reestruturação Urbanística da Quinta do Barão, no concelho de Cascais.

Santarém, Bragança, Águeda e Porto tiveram distinções na área de planeamento estratégico. Já a Câmara Municipal do Barreiro, Moita e Loures foram distinguidas na área de mobilidade. Os trabalhos municipais em Torres Vedras e Barcelos foram reconhecidos na categoria «inovação». Na área de ambiente, Penafiel e São João da Madeira foram as cidades premiadas.

Trata-se portanto do premiar de um trabalho conjunto (género trabalho académico) elaborado pelas Câmaras Municipais de Barreiro, Loures e Moita, com a participação de um conjunto de consultores da Transitec Portugal - Engenheiros Consultores.
Trabalho este que, não obstante a qualidade do estudo, consiste num Manual de Metodologia para a Elaboração de um Plano de Mobilidade Sustentável, e cuja única referência à Moita para além da equipa técnica da CMM é uma referência à impressão digital na Tipografia Belgráfica, Moita.

Estamos perante uma utilização política abusiva e de mau gosto, uma verdadeira tentativa de passar um atestado de ignorância aos munícipes.

Ahh, a candidatura só nos custou 100 Heróis, vá lá!!!

Faz cá falta um destes

Ou... houve lá, tem cautela na escolha do recinto!!!!

É à borla querem o quê? Jornalistas que saibam escrever????

in Global Notícias - Edição de Lisboa - 29 de Junho de 2009

domingo, 28 de junho de 2009

terça-feira, 16 de junho de 2009

[Política] Candidato do PSD à CMM apresenta solução alternativa para travessia no Tejo


O candidato do PPD/PSD à presidência da CMM, Luis Nascimento, o vereador a quem foi concedido um “gabinete erguido numas águas furtadas, com cerca de dez metros quadrados, sem ar condicionado, no qual é impossível permanecer depois das 11.00 durante o Verão, mas onde chove como na rua cada vez que a precipitação aperta.”, tendo mesmo sido cortado o acesso à internet durante cinco meses em resposta à sua forte oposição, confessou ao Jornal da Moita, aquando do anúncio da sua candidatura, sonhar com uma Moita moderna e revitalizada, e que ao olhar para o rio dá por ele a imaginar motas de água a fazerem a travessia dos munícipes entre as margens do rio.

Como é que nunca ninguém se lembrou disso? Já me imagino a fazer a travessia Fonte da Prata - Cais da Moita para ir beber um copo ao Tropical Disco.

[Artistas da Terra] Chaparro à capela no Mau Maria

[Caras] Marisa Matias, mais uma "escorraçada" pelo Louçã

Mais uma diabrura do Sr. Bloco Poderoso Louçã, primeiro correu com a Joana Amaral Dias, agora foi mais subtil e encaminhou a Marisa Matias para bem longe deste condado.


[Artistas da Terra] Goste-se ou não, é cá da Terra - Aficionados da Moita

FADO DA MOITA - FADO DA MOITA


Eu sou natural da Moita, de gente afoite e aficionada
Que não teme uma colhida, se na avenida houver largada
Todos querem ganhar loiros perante os toiros, que bravos são
De segunda a quinta-feira, que brincadeira que emoção

Na rua toiro é senhor pelo fervor que sempre trás
Seja de frente ou de ilharga ninguém o larga e deixa em paz
Mesmo que haja uma colhida que tire a vida seja a quem for
Não vai a festa parar, dá que falar, tem mais valor

De toda a parte vem gente, é evidente, é natural
Para ver enfim as largadas mais animadas de Portugal
Faço estas afirmações pelas razões já apontadas
Aqui o povo e qualquer criança nunca se cansa de ver largada

Na rua toiro é senhor pelo fervor que sempre trás
Seja de frente ou de ilharga ninguém o larga e deixa em paz
Mesmo que haja uma colhida que tire a vida seja a quem for
Não vai a festa parar, dá que falar, tem mais valor

Mesmo que haja uma colhida que tire a vida a quem for
Não vai a festa parar, dá que falar, tem mais valor