Mostrar mensagens com a etiqueta autárquicas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta autárquicas. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Notas de Café: Rescaldo e perspectivas, do jornal O Rio

Em tempos fiz uma crítica ao jornal O Rio, a qual na altura achei que era adequada. Pois sentia nessa altura uma grande colagem ao regime CDU do concelho.

É agora chegada a altura de elogiar o trabalho do(s) seu(s) profissionais e importância deste jornal para o concelho da Moita.

Li recentemente um artigo de opinião do seu director (José de Brito Apolónia), acerca do rescaldo das passadas eleições legislativas e possível impacto nas autárquicas, o qual revela toda a sua experiência e conhecimento de causa, uma grande elevação e até independência (dada a proximidade que tem ou teve com o PCP e PEV que são do domínio público).

Gostaria por isso de prestar aqui a minha homenagem a este jornal pelo serviço (praticamente gratuito) prestado ao concelho.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Legislativas 09 (parte 1) - Ferreira Leite largamente derrotada no concelho da Moita

O concelho da Moita (tal como os nossos vizinhos) deu uma mensagem clara nas urnas de que quer o desenvolvimento desta região.
Vamos agora exigir que se avance com todos os investimentos públicos prometidos!

Durante esta campanha para as legislativas 2009, nunca escondi a minha opinião de que havia um "alvo a abater", o inimigo do desenvolvimento do "deserto" margem sul, o PPD/PSD de Manuela Ferreira Leite, mas, propositadamente nunca apelei ao voto em qualquer um dos outros partidos, tendo feito até algumas críticas pontuais a praticamente todos.

Considero por isso estes resultados positivos.

Olhando agora um pouco mais pormenorizadamente para os resultados, e no que ao concelho diz respeito, podemos tirar várias conclusões, dependendo da forma como se olha para o copo (meio cheio ou meio vazio)...
Podemos comparar estes resultados com as últimas legislativas de 2005 e chegar à conclusão que o PS, espelho da perca da maioria absoluta, perde muitos votos, apesar de se manter como a força política mais votada no concelho, com mais 935 votos que a CDU, dividindo com esta força política as 6 freguesias: (PS: Alhos-Vedros, Vale da Amoreira e Moita / CDU: Baixa da Banheira, Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos).

Curiosamente, a CDU (PCP/PEV), força que impera no concelho há cerca de 35 anos, perde votos face às legislativas de 2005! Quem diria que a ruptura iria finalmente chegar ao PCP?
E os grandes vencedores no concelho são sem dúvida o BE e o CDS-PP, com grandes subidas a realçar...

Mas... e se compararmos em termos percentuais estes resultados com as últimas eleições? As europeias, decorridas há 3 meses?!?!

O PS sobe praticamente 10%, passando de 20.71% para 30,63%
A CDU (PCP/PEV) desce 7,5% de 35.31% para 27,82%
O B.E. praticamente mantém com ligeira descida percentual de 16.78% para 16,36%
O PPD/PSD praticamente mantém com ligeira subida de 10.6% para 11,11%
O CDS-PP tem uma grande subida de 4.98% para 7,65% (e que grande arrependimento vai causar ao Luis Nascimento por ter ignorado o CDS para a coligação do costume)

Contrariamente às eleições legislativas, e centrando agora as atenções nas autárquicas de dia 11 de Outubro, não vou eleger nenhum alvo "a abater"... isto porque não irei tentar manter nenhuma espécie de isenção já que a minha escolha cai sem a menor sombra de dúvida naquele que considero ser neste momento o candidato certo para a presidência da Câmara Municipal da Moita, António Duro do PS.

Penso que o melhor destes resultados é poderem servir como factor animador para as próximas eleições...
Com a crise ecomómica que se instalou e toda a contestação que houve a algumas reformas deste governo (com razão, como o novo código do trabalho e a casmurrice despropositada com os professores), estes resultados a 15 dias das eleições autárquicas, e com as vitórias claras do PS face à CDU, nas freguesias de Alhos Vedros (+155 votos), Vale da Amoreira (+621 votos) e Moita (+535 votos) e derrotas motivadoras na Baixa da Banheira (-305 votos), Gaio-Rosário (-27 votos) e Sarilhos Pequenos (-26 votos), fazem acreditar que é perfeitamente possível termos António Duro como o próximo presidente da CMM!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Outdoors aí é complicado!

Apesar de achar que isto não se faz... mesmo ao candidato do PSD... era algo que já se estava mesmo à espera: