quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Notas de Café: Rescaldo e perspectivas, do jornal O Rio

Em tempos fiz uma crítica ao jornal O Rio, a qual na altura achei que era adequada. Pois sentia nessa altura uma grande colagem ao regime CDU do concelho.

É agora chegada a altura de elogiar o trabalho do(s) seu(s) profissionais e importância deste jornal para o concelho da Moita.

Li recentemente um artigo de opinião do seu director (José de Brito Apolónia), acerca do rescaldo das passadas eleições legislativas e possível impacto nas autárquicas, o qual revela toda a sua experiência e conhecimento de causa, uma grande elevação e até independência (dada a proximidade que tem ou teve com o PCP e PEV que são do domínio público).

Gostaria por isso de prestar aqui a minha homenagem a este jornal pelo serviço (praticamente gratuito) prestado ao concelho.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Legislativas 09 (parte 1) - Ferreira Leite largamente derrotada no concelho da Moita

O concelho da Moita (tal como os nossos vizinhos) deu uma mensagem clara nas urnas de que quer o desenvolvimento desta região.
Vamos agora exigir que se avance com todos os investimentos públicos prometidos!

Durante esta campanha para as legislativas 2009, nunca escondi a minha opinião de que havia um "alvo a abater", o inimigo do desenvolvimento do "deserto" margem sul, o PPD/PSD de Manuela Ferreira Leite, mas, propositadamente nunca apelei ao voto em qualquer um dos outros partidos, tendo feito até algumas críticas pontuais a praticamente todos.

Considero por isso estes resultados positivos.

Olhando agora um pouco mais pormenorizadamente para os resultados, e no que ao concelho diz respeito, podemos tirar várias conclusões, dependendo da forma como se olha para o copo (meio cheio ou meio vazio)...
Podemos comparar estes resultados com as últimas legislativas de 2005 e chegar à conclusão que o PS, espelho da perca da maioria absoluta, perde muitos votos, apesar de se manter como a força política mais votada no concelho, com mais 935 votos que a CDU, dividindo com esta força política as 6 freguesias: (PS: Alhos-Vedros, Vale da Amoreira e Moita / CDU: Baixa da Banheira, Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos).

Curiosamente, a CDU (PCP/PEV), força que impera no concelho há cerca de 35 anos, perde votos face às legislativas de 2005! Quem diria que a ruptura iria finalmente chegar ao PCP?
E os grandes vencedores no concelho são sem dúvida o BE e o CDS-PP, com grandes subidas a realçar...

Mas... e se compararmos em termos percentuais estes resultados com as últimas eleições? As europeias, decorridas há 3 meses?!?!

O PS sobe praticamente 10%, passando de 20.71% para 30,63%
A CDU (PCP/PEV) desce 7,5% de 35.31% para 27,82%
O B.E. praticamente mantém com ligeira descida percentual de 16.78% para 16,36%
O PPD/PSD praticamente mantém com ligeira subida de 10.6% para 11,11%
O CDS-PP tem uma grande subida de 4.98% para 7,65% (e que grande arrependimento vai causar ao Luis Nascimento por ter ignorado o CDS para a coligação do costume)

Contrariamente às eleições legislativas, e centrando agora as atenções nas autárquicas de dia 11 de Outubro, não vou eleger nenhum alvo "a abater"... isto porque não irei tentar manter nenhuma espécie de isenção já que a minha escolha cai sem a menor sombra de dúvida naquele que considero ser neste momento o candidato certo para a presidência da Câmara Municipal da Moita, António Duro do PS.

Penso que o melhor destes resultados é poderem servir como factor animador para as próximas eleições...
Com a crise ecomómica que se instalou e toda a contestação que houve a algumas reformas deste governo (com razão, como o novo código do trabalho e a casmurrice despropositada com os professores), estes resultados a 15 dias das eleições autárquicas, e com as vitórias claras do PS face à CDU, nas freguesias de Alhos Vedros (+155 votos), Vale da Amoreira (+621 votos) e Moita (+535 votos) e derrotas motivadoras na Baixa da Banheira (-305 votos), Gaio-Rosário (-27 votos) e Sarilhos Pequenos (-26 votos), fazem acreditar que é perfeitamente possível termos António Duro como o próximo presidente da CMM!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Será a dama de ferro MFL a pessoa mais indicada para falar de Verdade e Patriotismo?


Alguns já não se recordarão, até porque a sua última passagem pelo governo de Durão Barroso como ministra das finanças não deixou saudades a ninguém, mas passado pouco tempo depois dessa passagem, Manuela Ferreira Leite aceitou um convite do Banco Santander, banco esse dos seus tão "odiados" espanhóis.

Fazendo jus a ex-ministro de Cavaco que se preze, também MFL, a dona da Verdade, a "orgulhosamente só" dama de ferro, não teve qualquer problema em aceitar um cargo "político" numa empresa privada ligada à área que anteriormente governou, qual Dias Loureiro, Joaquim Ferreira do Amaral ou Eurico de Melo! ou até mesmo António Borges bem próximo de um futuro cargo de ministro PSD!

Ferreira Leite aceitou na altura o convite de Luís Bento dos Santos, administrador executivo do banco espanhol, para coordenar a área de research macroeconómico do banco.


Mais um que acordou para a realidade, menos um "comunista"


Antigo dirigente comunista sai ao fim de 40 anos de militância

Domingos Lopes deixa PCP com fortes críticas ideológicas e políticas ao partido

«O PCP ainda não condenou a invasão da Checoslováquia e elogia a Coreia do Norte e a China, lembra, no momento da saída, o ex-membro do Comité Central que militava há 40 anos»
Mais um que que acordou da profunda sonolência, que lhes retira a noção da realidade e provoca toda a mediocridade de pensamento e ideias obsoletas.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Hoje na festa da Moita a escolha faz-se entre a cassete do Jerónimo e os Mata-Ratos

A escolha está feita: Prefiro a cassete dos velhos Mata-Ratos!!!

«Eu nao gosto do PS
nem sequer do CDS
Nao suporto o PC
que se lixe o PSD

Sou Zulmiro Pascoal
o tarado sexual
E venho apresentar-lhes
o partido ideal

C.C.M, ... »

Parque temático afinal parece que vai para a Mata da Machada


Bruno Vitorino, vereador do PSD na Câmara do Barreiro, em conferência de imprensa, deu a conhecer que investidores da República Checa estão disponíveis para investir na Mata da Machada, visando a criação de um Parque Temático – DinoPark.

“Será um Parque de dimensão Ibérica, será uma cópia, uma réplica de parques existentes na Europa central, que atraem cerca de 200 a 300 mil pessoas por ano. Estamos a falar de um equipamento de excelência” – sublinhou Bruno Vitorino.


Já na Moita, mais precisamente no Pinhal do Forno, anunciava-se há uns tempos atrás uma DisneyLand à portuguesa pelos investidores do Badoca Park que parece que era mesmo só fruto do imaginário infantil...

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

MFL faz visita de estudo sobre "asfixia democrática"


Como se verificou, a visita de Manuela Ferreira Leite à Madeira, e todo aquele carnaval patético de ataques à comunicação social, não foi mais nem menos que uma visita de estudo sobre a tão falada "asfixia democrática".

Nesta matéria não há como umas belas lições do professor!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Paulo Rangel entala PSD

"Que bom seria se o Continente fosse como na Madeira."
Paulo Rangel in Prós e Contras RTP1 07-09-2009

Quem Nacionaliza mais?

Para os mais desatentos, começa a ficar claro a algumas posições preocupantes da CDU (PCP/PEV) e Bloco de Esquerda.
Uns Nacionalizam tudo (bancos, energias, telecomunicações) e outros deixam de fora os bancos e nacionalizam os outros sectores: energias e telecomunicações, como se o Estado soubesse gerir estas empresas e garantir as mesmas margens de lucro.

Quem não se lembra da PT gerida pelo gordo Estado que nos obrigava a pagar assinatura, aluguer do telefone e chamadas locais a custos astronómicos e ainda assim tinha maus resultados e despedia funcionários? É isto que querem de volta?

Há coincidências que dão que pensar

Acabei de assistir a um episódio interessante no intervalo do Prós-e-Contras: uma publicidade da Câmara Municipal de Oeiras, de Isaltino Morais, imediatamente seguida de outra da Câmara Municipal da Moita, de João Lobo... coincidência? Claro que sim, apesar de tudo não se compara a obra feita em Oeiras com o deserto no concelho da Moita, mas numa coisa são parecidos, apostam nos mesmos esquemas para a caça desesperada ao voto.



sexta-feira, 4 de setembro de 2009

[Piada] O menino japonês

No primeiro dia de aulas, numa escola secundária dos EUA, a professora apresentou aos alunos um novo colega, Sakiro Suzuki, vindo do Japão
A aula começa e a professora diz:

Vamos ver quem conhece a história americana.
Quem disse: 'Dê-me a liberdade ou a morte?'

Silêncio total na sala.
Apenas Suzuki levanta a mão:
- 'Patrick Henry em 1775, em Filadélfia'.
Muito bem, Suzuki. E quem disse: -'O Estado é o povo, e o povo não pode afundar-se?'
Suzuki: - 'Abraham Lincoln, em 1863, em Washington'.

A professora olha os alunos e diz:
- 'Não têm vergonha? Suzuki é japonês e sabe mais sobre a história americanaque vocês!'
Então, ouve-se uma voz baixinha, lá ao fundo: - 'Japonês filho da puta!'
- 'Quem foi?'
- grita a professora
Suzuki levanta a mão e, sem esperar, responde:
- 'General McArthur, em 1941, em Pearl Halbour'.

A turma fica super silenciosa...
apenas se ouve do fundo da sala: - 'Acho que vou vomitar'.
A professora grita: - 'Quem foi?'.
E Suzuki: - 'George Bush Pai, ao Primeiro-Ministro Tanaka, durante um almoço em Tóquio, em 1991'.

Um dos alunos diz: - 'Chupa-me o pau!'
E a professora, irritada: -'Acabou-se! Quem foi agora?'
E Suzuki, sem hesitações: - 'Bill Clinton a Mónica Lewinsky, na Sala Oval da Casa Branca, em Washington, em 1997'.

E outro aluno diz ao fundo: - 'Suzuki de merda!'
E Suzuki responde: - 'Valentino Rossi, no Grande Prémio do Brasil de MotoGP, no Rio de Janeiro, em 2002'.

A turma fica histérica, a professora desmaia, a porta abre-se e entra o director, que diz:
-'Que merda é esta? Nunca vi uma confusão deste tamanho!'
E Suzuki, bem alto:
-'Mariano Gago para José Sócrates, em 2007, após ter recebido o relatório da inspecção feita à Universidade Independente...'

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A política de vitimização continua...Sacudir é com a CDU

Esta política de vitimização constante e demagógica da CDU no concelho da Moita já só engana quem quer.
Agora em tom eleitoralista vêm apelar à população em geral, para se manter calma e tranquila? Mas quem lhes deu esse direito? Só falta decretar o recolher obrigatório!!!

Primeiro batem na imprensa que tratou os factos de forma incorrecta e superficial, mas não fazem um relato "correcto e aprofundado" do ocorrido.

Depois dizem que já há muito que estão preocupados com os problemas de insegurança no concelho, mas por outro lado referem que os actos são de ocorrência pontual e esporádica... mau! então mas afinal há problemas ou não há? É de ficar preocupado ou não?

Agora, a toque de actos "pontuais e esporádicos" solicitam uma reunião de urgência ao subcomissário da PSP da B.B. e mais uma vez fazem-se de vítimas queixando-se que não obtiveram resposta passado menos de 1 dia.
Se o próprio comissário não vos responde com urgência é porque não tem qualquer ligação de cooperação com a junta, logo as inúmeram reuniões que dizem ter tido levantam no mínimo muitas dúvidas da sua veracidade.


Está na hora das pessoas deixarem de acreditar no executivo CDU! A política de vitimização não nos leva a lado nenhum, há que encarar de frente os problemas e encontrar soluções em conjunto com todas as instâncias.

Comunicado da junta de freguesia CDU do V.A.:

“A Junta e Assembleia de Freguesia do Vale da Amoreira, manifestam a sua preocupação para os problemas de insegurança na Freguesia, que recentemente ocorreram e, mais uma vez, são tratados pela imprensa de forma incorrecta e superficial.
Já há muito que a Autarquia se preocupa com os problemas de insegurança, tendo neste mandato já sido realizadas inúmeras reuniões com os responsáveis quer da GNR, quer actualmente com a PSP.

Logo após a tomada de posse do actual Executivo da Junta de Freguesia, no início de 2006, solicitámos audiências a todos os partidos com representação na Assembleia da Republica, afim de expormos os problemas de insegurança da Freguesia.
Fomos recebidos por todos os representantes, excepto pelo PS e Bloco de Esquerda, tendo resultado dessas reuniões, requerimentos dos próprios deputados, ao Ministério da Administração Interna, obtendo-se a seguinte resposta:
“… os indicadores de criminalidade na freguesia do Vale da Amoreira não são preocupantes, mantendo a GNR um dispositivo que se adequa à evolução do tipo de crimes verificados, …”.

A 31 de Janeiro de 2008, ocorreu a transferência de responsabilidade no policiamento, estando desde esse momento a Freguesia sob a responsabilidade da PSP.
Apesar dessa alteração, pouco ou nada mudou, pois, o número de efectivos continua a ser escasso para ambas as freguesias, Vale da Amoreira e Baixa da Banheira.

Apelamos, no entanto, à população em geral, para se manter calma e tranquila, pois, nós todos sabemos, que apesar dos problemas verificados no passado fim-de-semana, estes actos, que activamente repudiamos, são de ocorrência pontual e esporádica.

Após estes acontecimentos, a 31/8/2009, a Junta de Freguesia solicitou ao subcomissário da PSP da Bx. da Banheira, uma reunião de carácter urgente, à qual ainda não obtivemos resposta”
.

O Executivo

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Outdoors aí é complicado!

Apesar de achar que isto não se faz... mesmo ao candidato do PSD... era algo que já se estava mesmo à espera:




Pinhal Novo inaugura carreira de transporte urbano



«A câmara municipal de Palmela vai dar início na próxima sexta-feira a uma carreira de transporte urbano na vila do Pinhal Novo.

A carreira efectua 22 paragens em 10,5km de percurso, unindo os lados norte e sul da vila e servindo a estação ferroviária e as escolas e serviços de saúde locais.»





Pois é... e nós aqui, mais uma vez, ficamos a ver a banda passar, já que o actual presidente João Lobo prefere ficar sentado à espera que o governo lhe construa o metro sul do tejo.


Quem diria, até o Pinhal Novo já nos ultrapassou!!!



sexta-feira, 28 de agosto de 2009

João Lobo em entrevista ao Setúbal na Rede


Ideias só demagógicas e para os outros fazerem, como o metro sul do tejo...

Não tem obra para apresentar...

Os habitantes do Vale da Amoreira não devem achar muita piada por terem, como ele diz, "tido o azar de caír ali", e verem o actual presidente da câmara da moita resignar-se e achar que só o passar do tempo irá resolver os problemas daquele bairro...

As razões da recandidatura são: "Por vontade pessoal e do partido"...

Esta é Gente Reformada, sem ideias, que fica à espera que os governos façam alguma coisa pela nossa terra!

A direita ficou com esta atravessada...

«Ferreira Leite apresentou ontem o programa do PSD. Um dos elementos diferenciadores é o plafonamento dos descontos para a Segurança Social, abrindo assim a porta aos privados.»

Aí vai parte dos nossos descontos para alguns betos economistas brincarem à especulação... quando estoirar azar, quem se lixa é o mexilhão!
E já que a direita quer também substituír os subsídios pelas casas de caridade, bem podem começar a pensar construír uma tendas para a malta viver...

Não contem comigo para estes filmes!


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

[Cusquices] Câmaras de vigilância para quê? Cuidado com o Google!

Quando quiserem mudar a água às azeitonas na rua ou mesmo ir à varanda como vieram ao mundo, cerifiquem-se primeiro que não está por aí a passar um carro vermelho esquisito,(normalmente um Opel Astra) com um grande estandarte no tejadilho.

















segunda-feira, 17 de agosto de 2009


A Câmara Municipal da Moita anuncia na comunicação social a realização da sua reunião pública mensal no próximo dia 19 de Agosto, quarta-feira pelas 17:00h, «convidando os munícipes a participar, colocando questões relacionadas com o Município da Moita, no período reservado à intervenção do público».


Ora aí está um exemplo claro de como a Câmara “tem incentivado a participação activa das populações”!

É que tirando os reformados, os patrocinados do PCP e alguns trabalhadores da câmara das suas cores, quem é que poderá participar activamente colocando questões relacionadas com o Município da Moita num dia de semana às cinco da tarde?

Das duas, três, ou isto demonstra que a CDU tem uma visão do concelho completamente desajustada da realidade e ultrapassada no tempo, pensando que a realidade ainda é como há 20/30 anos atrás em que as maioria das pessoas do concelho trabalhavam por cá (e com outros horários), ou pura e simplesmente não querem que ninguém participe a não ser "os seus soldados", os funcionários do PCP.

Meus caros, caso não tenham reparado, o concelho até tem gente nova e a maioria da população activa está empregada fora daqui, estão com medo que estas pessoas não se identifiquem com as vossas ideias e participem?
Se não é, pelo menos parece...

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Xutos e pontapés em Alcochete

É o que dá meterem-se nisto dos blogues para se insultarem uns aos outros... pelo menos aqui neste ninguém insulta ninguém :-)
Agora a verdade é que estes senhores já tinham idade para ter juízo.


retirado do ionline:

«Os insultos pessoais e a guerra de blogues têm marcado a campanha eleitoral à Câmara de Alcochete, mas na madrugada de ontem, nas Festas do Barrete Verde, os ânimos entre candidatos do PSD e da CDU aqueceram e entraram na agressão física, com os dois a confirmarem que foram assistidos no hospital.

Luís Proença, cabeça-de-lista do PSD à Assembleia Municipal, e Jorge Giro, actual líder de bancada da CDU e candidato a vereador, foram os intervenientes num episódio que, segundo Jorge Giro, "nada teve de político". O candidato comunista garante que tem sido vítima de insultos e provocações por parte de Luís Proença, que, alegadamente, atingiam também membros da sua família. Os dois encontraram-se nas festas do concelho e Luís Proença foi agredido pelo candidato da CDU, tendo de dirigir-se ao Hospital do Montijo. O PSD fala em agressão gratuita, mas Jorge Giro garante que apenas se defendeu: "Ao cruzar-se comigo, Luís Proença insultou a minha família e deu-me um encontrão que me obrigou a ir ao hospital."
...

Hoje é o primeiro dia do resto da tua... crise

O nosso sr. PIBO cresceu 0.3% pronto, é o fim da crise, vamo-nos embebedar à grande e à francesa...

Não façam é muito alarido para o sr. Trichet não ouvir, senão ainda desata a subir as taxas de juro como se não houvesse amanhã...


Que gesto é este men? Desse tamanho o quê? Olha que com essa idade já não é nada mau conseguires vê-lo!

Para aliviar o strec, uma bela recordação...

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Raminhos ao ataque, bate na CDU... dá-lhes homem!

Afinal o Bloco na Moita não está morto, está só cansado da festa das europeias...

Raminhos ao ataque:

Falou no processo never-ending-story de revisão do PDM, nas buscas feitas pela polícia judiciária aos Paços do Concelho que não podem cair no esquecimento e o relatório da inspecção do IGAL (Inspecção Geral da Administração Local) que continua em sigilo.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Grandas passados estes Darth Vaders do 31 da Armada (e não 31 de Almada)

Isto cheira-me a meninos de bem, gangs da trunfa.
Não dou 2 a 3 dias para estarem a ligar aos papás para os safar de mais uma!

Retirado do blog http://31daarmada.blogs.sapo.pt:

Daqui posto de comando do Movimento do 31 da Armada:
Durante a madrugada de ontem, e apesar da forte vigilância policial, elementos do 31 da Armada (Darth Vaders) subiram heroicamente até à varanda do Paços do Concelho e hastearam a bandeira azul e branca.

Há 99 anos atrás, no dia 5 de Outubro, um punhado de homens, contra a vontade da maioria dos Portugueses, tinha feito a mesmíssima coisa proclamando assim a república. O resto do país ficou a saber por telegrama.

Hoje, aproveitando as férias de verão e numa inédita acção de guerrilha ideológica, foi restaurada a legitimidade Monárquica. Podem permanecer calmos nas vossas casas: foi restaurada a Monarquia. E o país fica a saber pela internet. A acção foi devidamente filmada e o video será disponibilizado ao final da tarde.
É o contributo do 31 para as comemorações do centenário da república.